#1 Word – Conhecendo o MS Word

Hoje a informática é fundamental para quem quer um bom emprego, é um requisito mínimo para o sucesso profissional. Um Curso de Word é um diferencial no currículo, seja qual for à área escolhida pelo candidato. Praticamente todos usam o Word para gerar documentos.

A Microsoft Word se faz necessário para sua vida na escola, faculdade e no emprego, e com ele, seu trabalho se tornará mais prático, rápido e de qualidade.
Conhecido como o mais popular editor de textos do mercado, a versão 2013 do Microsoft Word chegou a manter o programa na posição de uma das melhores opções quando o objetivo é compor trabalhos, tendo outras versões já disponíveis como a 2016.

Iniciando o Word 2013

1- Para iniciar o Word, clique no botão Iniciar, posicione o mouse ou clique sobre a opção Todos os Programas, clique em Microsoft Office 2013 por fim selecione Word 2013.

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Você pode também iniciá-lo através do atalho na área de trabalho ou na caixa de pesquisa digitando “Word”.

Em alguns instantes, a janela do Word 2013 será aberta conforme abaixo:

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No lado esquerdo dessa tela existem os documentos usados recentemente e a opção de abrir outro documento que não esteja na lista.

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Já do lado direito da tela inicial, existem modelos prontos que ajudam na elaboração de documentos.

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Caso nenhum modelo esteja adequado ao que você procura, basta utilizar a barra de pesquisa que fica na parte superior da tela inicial.

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2- Clique na opção “Documento em branco”.

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Surgirá a seguinte tela:

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Os componentes desta janela e suas funções:

Barra de Ferramentas de Acesso Rápido: Esta barra permite acesso rápido para alguns comandos que são executados com frequência: como iniciar um novo arquivo, salvar um documento, desfazer e refazer uma ação, entre outros.

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Barra de Título: Onde se encontra o nome do arquivo seguido pelo nome do programa, os botões Minimizar, Maximizar ou Reset. Tamanho e Fechar.

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Botão Arquivo: Ao clicar sobre ele será exibido opções como Informações, Novo, Abrir, Salvar, Salvar como, Imprimir, etc. Portanto, clique sobre ele e visualize essas opções.

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Para voltar, basta clicar na setinha existente no canto superior esquerdo.

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Guia Página Inicial: Possui funções de formatação de um texto, formatos de fonte, tamanhos, efeitos, alinhamentos, estilos entre outros.

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Guia Inserir: Esta guia permite inserir imagens, símbolos, cabeçalhos, tabelas, gráficos, número de página e algumas novidades como a de Inserir Vídeo Online.

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Guia Design: A partir dessa guia é possível escolher Temas, estilos de formatação, Marca D´água, Cor da Página, etc.

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Guia Layout da Página: São manipulados por essa guia: Configuração de Página, espaçamento, etc.

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Guia Referências: Permite inserir nota de rodapé, sumário, legendas, índices, Citações, etc.

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Guia Correspondências: Cria e configura envelopes, etiquetas e mala direta.

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Guia Revisão: Permite inserir comentários, revisões de ortografia e gramática no texto.

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Guia Exibição: Através desta guia, podemos alterar e personalizar como exibir o documento.

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Para habilitar ou desabilitar botões na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, devemos fazer o seguinte procedimento:
3- Clique no botão drop-down(seta para baixo) localizado no final da barra e habilite a opção mostrada na ilustração, caso não esteja.

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Observe como irá ficar após habilitar a opção:

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Para desabilitar devemos fazer o mesmo procedimento mostrado acima, basta clicar novamente na opção desejada.

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Ao iniciarmos um documento em branco no Word 2013, você deve ter notado que no canto esquerdo da Página de Trabalho existe um cursor piscando. Este objeto é chamado de Cursor de Edição e é utilizado para determinar o ponto inicial de inserção de textos, ou seja, local onde aparecerão as letras digitadas por você.

Observe o Cursor de Edição na Página de Trabalho.

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4- Caso o seu cursor de edição não esteja aparecendo, dê um clique no documento em branco. Isso pode ocorrer caso você esteja utilizando dois monitores. Se o seu programa Word não estiver com um arquivo em branco aberto, você pode iniciar um novo através das seguintes opções: * Guia Arquivo, escolha a opção Novo e selecione Documento em branco.

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