Microsoft Teams vs. Concorrentes: O Que o Torna Diferente?

A resposta da Microsoft ao crescente mercado de ferramentas de colaboração baseadas em chat é o ambicioso integrante, o Microsoft Teams. E é apoiado pelos anos de experiência da empresa no mercado corporativo.

Os aplicativos de mensagens em grupo ou chat em grupo se tornaram uma ferramenta essencial para o ambiente de trabalho, não importa a natureza do seu escritório. O Slack tem estado na vanguarda nos últimos anos; no entanto, uma pesquisa conduzida pela Spiceworks relatou que o Microsoft Teams ultrapassou o Slack no mercado. O relatório sugere ainda que, nos próximos anos, a presença do Teams no ambiente de escritório continuará seu rápido crescimento.

Características

O Microsoft Teams se apresenta como um método simples e fácil de entender de comunicação por texto, voz ou videoconferência, com funcionalidade de compartilhamento de arquivos e integração com outras ferramentas. É uma ferramenta de mensagens em grupo que permite que seus usuários enviem mensagens instantâneas baseadas em texto uns aos outros. Você também pode ingressar ou criar grupos para colaboração mais rápida em projetos.

O aplicativo baseado em nuvem vai além do básico de mensagens em grupo com seus recursos de colaboração robustos, dando a ele uma liderança enorme em relação aos seus concorrentes. Por exemplo, o OneDrive é totalmente integrado ao Microsoft Teams.

Por meio dessa integração, você pode acessar os arquivos que tem no OneDrive para criá-los ou editá-los todos dentro dos limites do Microsoft Teams. Você também pode compartilhar arquivos com o grupo sem precisar sair da conversa e pular para um aplicativo diferente. Esse recurso sozinho economizará o tempo que levaria para carregar ou transferir arquivos e pode evitar dados não sincronizados.

LEIA:  Como Testar a Eficiência do Seu Antivírus de Forma Segura

O Microsoft Teams tem suporte sobreposto para outros aplicativos da Microsoft, como SharePoint e Outlook. A ferramenta também tem suporte integrado para aplicativos de terceiros, como Smartsheet e Trello.

O Microsoft Teams tem versões para desktop e aplicativo móvel e está disponível em qualquer navegador da web.

Equipes, Yammer e Skype for Business

Para aqueles que estão familiarizados com o Yammer, que também é uma plataforma de mensagens sob a mesma empresa controladora, vocês podem parar e se perguntar qual ferramenta é melhor? E como o Yammer e o Teams são diferentes um do outro? A Microsoft projetou os dois para coexistirem lado a lado, cada um com sua especialização.

O Microsoft Teams é mais eficaz quando usado em pequenos grupos com um objetivo colaborativo comum. Ele permite que você envie sua mensagem para funcionários específicos dentro de uma grande empresa sem que ela se perca entre muitas outras postagens ou tópicos de pequenos grupos. Enquanto isso, o Yammer é melhor para mensagens privadas, compromissos comerciais e anúncios da empresa de toda a organização.

O Skype for Business, por outro lado, ainda é o serviço de mensagens instantâneas e videochamadas pelo qual é bem conhecido. Mas a Microsoft efetivamente decidiu eliminar esse aplicativo em favor do Teams. O objetivo é que este último se mantenha como a principal ferramenta de comunicação para o espaço de trabalho de escritório baseado em bate-papo.
Mudar para o Teams é uma transição suave para empresas que usaram o Skype for Business principalmente para mensagens e videoconferências. No entanto, as coisas podem não correr tão bem para as organizações que substituíram seus telefones pelo serviço de chamadas do Skype.

Equipes, Slack, Google Hangouts e Webex Teams

A Microsoft planejou inicialmente adquirir o Slack em 2016, mas eventualmente decidiu construir seu próprio aplicativo. O Microsoft Teams é um recém-chegado ao já próspero mercado de ferramentas de colaboração, mas a Microsoft encontra sua força em sua longa existência na indústria corporativa.

LEIA:  Como Desativar Compras Por Aproximação No Nubank

A disponibilidade do Microsoft Teams por meio de uma assinatura do Office 365 já existente supera a concorrência. O Office 365 tem mais de 155 milhões de usuários, e muitos serão rápidos em questionar a necessidade de gastar mais em um serviço quando a mesma ferramenta já está disponível.

O Slack tem muitas integrações existentes que o tornam bem adequado para organizações e desenvolvedores, como com o sistema Salesforce CRM. Então, alguns usuários são mais propensos a permanecer com esta ferramenta.

O Google Hangouts, por sua vez, também tem funcionalidades bem parecidas com o Teams no sentido de que ele tem seu próprio conjunto de ferramentas que se integram, Google Docs e Gmail, para citar alguns. Vale mencionar que o Slack também se integra com boa parte do conjunto do Google.

Então, há o Webex Teams da Cisco, que não só compartilha um nome similar ao Microsoft Teams, mas também tem vários recursos de mensagens em grupo. Ele também tem colaboração próxima como foco.

O Futuro do Microsoft Teams

Em 2018, o Teams lançou novas funcionalidades que fortalecem ainda mais a ferramenta. Tradução de mensagens em chats de grupo, transcrição de áudio, gravação em nuvem e chamadas corporativas estavam entre as atualizações.

O Teams já recebeu algumas atualizações no início de 2019. Uma atualização visa ajudar funcionários que trabalham na linha de frente, como aqueles em lojas de varejo ou no setor de saúde.

O tempo dirá se os usuários dessas outras ferramentas de mensagens e colaboração migrarão em massa para o Microsoft Teams ou não.

Fique Por Dentro das Inovações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com colegas e explore outros artigos do blog para mais novidades sobre tecnologia, informática e tutoriais!

LEIA:  A Evolução dos Computadores ao Longo das Gerações: Das Origens às Inovações Tecnológicas

COMPARTILHE 😊

error: O conteúdo Protegido!